A criatividade humana representada nas expressões artísticas pode se apresentar de forma tão complexa, abstrata e expansiva, ao ponto de o seu entendimento ficar prejudicado. Tal fato é latente em "The Bedlam In Goliath". Não se deve pressupor, no entanto, que essa característica desse álbum ímpar venha surpreender a grande maioria dos fãs (ou mesmo curiosos) dessa banda que vem se superando a cada nova obra (importante que se frise o sentido literal da palavra), o The Mars Volta. É sempre interessante acompanhar a trajetória musical de um grupo e analisar suas mutações e evoluções musicais ao longo do tempo, e com o T.M.V. não haveria de ser diferente. Vai além inclusive - é uma experiência única. O embrião (Cedric e Omar Rodríguez) que deu origem a esse colosso, progredia lentamente ainda dentro do At the Drive-In, e era responsável pelas experimentações introduzidas dentro da sonoridade deste ícone do post-hardcore. A prolífica mente do vocalista e do guitarrista em questão, tornou as ambições da dupla "grandes" demais para o espaço a eles concedido. Eis que, enfim surge o The Mars Volta, e o terreno propício para se pôr em prática a avalanche de idéias que estes dois homens ocasionam está garantido. "De-Loused in the Comatorium" de 2003, estava ainda um tanto arraigado ao rock agitado outrora executado pela dupla (embora soe absolutamente distante de "Relationship of Command") e relativamente aos álbuns que se seguiriam, pouco experimental. Dois anos mais tarde, "Frances the Mute" mostrava um excesso de sons, ruídos e estranhesas do tipo, carregando um clima fúnebre em virtude da morte de um amigo e participante da banda. Já "Amputechture", um álbum desconceitual, portanto fato atípico do grupo, passou desapercebido. O lançamento de 2008, por sua vez, é uma espécie de apanhado geral do que foi criado e ao mesmo tempo, único. Nascido de um presente excêntrico, e diga-se de passagem amaldiçoado (provável causador de inúmeros incidentes, sem explicação, envolvendo integrantes da banda ) dado por Omar a Cedric, o álbum gira em torno de uma intrincada trama encabeçada por Goliath (a alma de um santo sedento por retornar ao mundo real que era evocada através do presente). A densidade conceitual, obviamente, evidencia-se nas composições. Mesmo que nesse disco uma única faixa seja por vezes três (músicas) em uma, os destaques ficaram por conta de "Aberinkula", "Goliath" e "Ouroboros". Outro ponto sobressalente no disco, é a participação do guitarrista John Frusciante (Red Hot Chili Peppers). Apesar de toda a sua magnitude e impecável originalidade, "The Bedlam In Goliath" peca no aspecto do entretenimento. A primeira metade do disco é fantástica, entretanto, a complexidade e a difícil absorção desse mundo lunático, torna os 76 minutos do disco quase imprazerosos de serem ouvidos ininterruptamente. É o típico álbum que acaba sendo consultado esporadicamente. Excelente todavia, mas com esse porém. Enquanto isso...alguém sabe do paradeiro do Sparta?
Nota: 8/10
Selo: Universal, Gold Standard Laboratories
Data de lançamento: 29/01/2008
Website: www.themarsvolta.com/ /
www.myspace.com/themarsvolta
Tracklist:
1. Aberinkula
2. Metatron
3. Ilyena
4. Wax Simulacra
5. Goliath
6. Tourniquet Man
7. Cavalettas
8. Agadez
9. Askepios
10. Ouroboros
11. Soothsayer
12. Conjugal Burns
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